Desde que eu comecei a escrever aqui, fiquei meio tentada a entrar nessa história de gerar receita e ter links patrocinados. Só que olhando bem, esse negócio é a maior invasão de privacidade que existe. Eu não faço parte do grupo dos apocalípticos, tenho até uma visão bem romântica sobre a Internet. Só que o Google está indo longe demais, entrou numa onda de ser Freud e tentar descobrir quais são os nossos desejos mais íntimos. Em um programa muito complexo de cruzamento de dados, o Grande Deus Virtual começa a nos interpretar. Ele nada esquece e tudo vê. Todas as nossas conversas, nossos passos – até aqueles dados por descuido, um site digitado errado como se fosse um ato falho – Ele grava. E acredite, no momento, propício Ele usará contra você.
Sinto dizer ao Senhor Google, a mente humana é muito mais complexa do que qualquer programa de computador. Por mais que sejamos parecidos e coisas parecidas aconteçam com todos nós, somos tão diferentes que cada caso é um caso inédito de verdade. Outro dia, por exemplo, estava fazendo confidências sobre minha vida afetiva a algumas amigas pelo Gmail (uma espécie de correio direto com o Grande Senhor que tudo vê). Quando olho para os lados, o que vejo? Uma chuva de links patrocinados de sites de relacionamento me oferecendo homens perfeitos, namoros sérios! Tinha um que, no melhor estilo Organizações Tabajaras, me questionava se eu já estava cansada de ficar sozinha.
Eu fiquei imaginando, por alguns segundos, um monte de Lumpa-lumpas, que ficam dentro do computador lendo as minhas mensagens, falando entre si: “ih, essa daí levou um pé na bunda. Deve estar louca para arrumar um homem”. Tenho uma coisa a dizer a esses fofoqueiros virtuais: eu não estou encalhada não, viu!! Quem foi que disse que eu sou sozinha para já estar cansada de ficar sozinha? E tenho mais a dizer, eu sou tão ótima companhia que até sozinha eu estou muito bem. É impressionante, a pessoa não pode ficar nem um dia sem namorado que o povo já acha que tem que arranjar logo outro. Será que eu não tenho direito de curtir uma leve dor de cotovelo em paz? Tudo tem limite, hein... Daqui a pouco o Google vai anunciar “Trago a pessoa amada em três dias com espaço ilimitado e um sistema de busca incomparável que ainda vai adivinhar tudo o que você deseja”! (Até que não seria tão má ideia)...
Nenhum comentário:
Postar um comentário